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3 Erros básicos de Marketing Digital

3 Erros básicos de Marketing Digital

Quando iniciamos no mundo do Marketing Digital, é comum ouvirmos bastante sobre a importância do planejamento de cada ação. 

Tudo isso porque sabemos que no fundo, são poucas as empresas que colocam em prática esses ensinamentos.  Mas, o mercado está aos poucos, amadurecendo nesses pontos. 

A difusão de métodos que incluem o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo trazem luz a antigos problemas e impulsionam a criação de novos conceitos.

Como o maior desafio das marcas agora é ser relevante no mundo digital, em meio a tantas ferramentas e fórmulas prontas, ter atenção a alguns pontos básicos do planejamento, também é essencial -e pode resolver muitas falhas estratégicas.

Não estar no lugar certo

Na hora de escolher os canais de distribuição e anúncios de conteúdo, sejam pagos ou orgânicos, encontramos diversas ferramentas online.

Tendências como omnichanel, chatboots e o crescente mercado de martech ampliam as possibilidades de comunicação e contato direto com o público-alvo em diferentes canais.

Por outro lado, se o retorno desse tipo de investimento não é medido com precisão, o que pode ocorrer é simplesmente um desperdício de esforços, de tempo e de dinheiro.

Utilizar diferentes canais e embarcar em tendências é importante para o seu negócio, mas a pergunta que fica é: seu público vai estar lá? 

Desprezar a hora certa

O “timing” é um fator decisivo para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. E para conhecer o “tempo certo”, precisamos estar atentos aos hábitos do público e seus comportamentos frente às mudanças tecnológicas. 

Com os anúncios pagos, hoje é possível definir com precisão o momento ideal para veiculações. Dessa forma, o estilo de vida do consumidor é o que deve guiar as estratégias de conteúdo. 

Além disso, também é necessário agir rápido para aproveitar os assuntos mais comentados do momento e alguns virais, que podem ser proveitosos para fortalecer o engajamento, principalmente nas mídias sociais. Para avaliar o “timing ideal” de alguma ação, pense: para qual momento no cotidiano do público a peça/anúncio/conteúdo será relevante?

Não atingir pessoa certa

Para alcançarmos a “pessoa certa”  é preciso lembrar que as diversas áreas do marketing precisam estar alinhadas. O texto elaborado pela redação, assim como a identidade visual elaborada pelos designers devem estar em sintonia com a persona do negócio.

É para ela que todos os esforços de marketing devem ser direcionados. O que costuma ocorrer quando uma  empresa não foca na sua persona e “tenta abraçar o mundo”, é a estratégia falhar. Os poderes de segmentação estão crescendo a cada dia, e quanto menos específicos somos, maiores são as chances de não alcançarmos as conversões.

Dessa forma, você deve entender seu alvo como ninguém. Por isso, antes de tomar decisões, não deixe refletir: isso será verdadeiramente útil ao meu cliente ideal?

Comunidade Vetsign
Paulo Sabbanelli
Paulo Sabbanelli Seguir

Sólida experiência em Marketing Digital com amplo conhecimento em tecnologias para internet. Atuação na indústria e comércio (importação e indústria náutica), assessoria de imprensa, agência de comunicação Integrada, e-commerce e setor imobiliário.

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