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Afinal atendimento humanizado para quem?

Afinal atendimento humanizado para quem?

Fico aqui pensando em como compreender esse tal atendimento humanizado que parece ser uma das dicas mais populares ultimamente em textos, palestras e posts de norte a sul do Brasil.

Sabe aquele velha máxima que diz "penso logo existo", eu meio que tomo com licença técnica-poética essa afirmação e a transformo em " penso logo questiono.."

Vamos lá...fala-se de atendimento humanizado ...e o conceito básico de Humanização , de forma literal e simples seria " tornar humano" ...e eu questiono...quais características, qualidades, aspectos e nuances do "SER HUMANO" seriam interessantes trazer para o universo da saúde veterinária?

Creio que é senso comum que são aspectos positivos os mais desejados em especial quando definimos o ATENDIMENTO HUMANIZADO como um modelo de atenção ao paciente onde há uma mescla do conhecimento técnico com comportamento ético direcionado à atender as necessidades do paciente.

Começa nosso dilema...nosso paciente não nos informa de suas necessidades físicas, emocionais e comportamentais, mas lidamos com os seus responsáveis , com a estrutura familiar envolvida,e , é dela que devemos obter essas informações.

Ética com quem e para quem?

Vejo o Atendimento Humanizado sendo usado como base para certificações como Cat Friendly Practice e Fear Free, onde as necessidades das espécies-foco são atendidas com o cumprimento de uma série de questões..

Mas e sua equipe veterinária? E sua equipe de Apoio ?
Será que eles também recebem os mesmos cuidados para que eles tenham um ambiente seguro para executar seus trabalhos e atividades dentro de normas básicas de higiene e biossegurança?
Será que eles tem o stress emocional, monitorado, controlado e minimizado com políticas de atenção e treinamento?

E seus clientes? Você está preparado para ser humano com eles também?

E o auto- atendimento humanizado? Será que você se dá ao direito de receber esse cuidado? Reserva tempo para atender aos quesitos mínimos para a certificação mais importante que é a sua saúde mental e emocional ao lidar com a Medicina Veterinária?

Por isso deixo a pergunta... Atendimento Humanizado...para quem afinal?

Pense nisso!

Comunidade Vetsign
Dr. Sergio Lobato
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Médico Veterinário formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pós Graduado em Marketing e Estratégia pela Universidade Estácio de Sá, Colunista em Revistas e Blogs. Autor da Manual de Responsabilidade Técnica para Clínicas e Petshops

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