[ editar artigo]

Médicos Veterinários: O que somos?

Médicos Veterinários: O que somos?

Os Veterinários de hoje são os únicos médicos treinados para proteger a saúde de animais e pessoas. Eles trabalham arduamente para atender às necessidades de saúde e bem-estar de todas as espécies de animais. Veterinários também desempenham papéis críticos na proteção ambiental, pesquisa, segurança alimentar e saúde pública.

No Brasil, aproximadamente dois terços dos veterinários trabalham na prática clínica privada ou corporativa, oferecendo cuidados veterinários para uma ampla variedade de espécies. Muitos tratam apenas animais de estimação tradicionais ou exóticos, como cães, gatos, pássaros, pequenos mamíferos (por exemplo, hamsters, porquinhos-da-índia), répteis e peixes. Alguns Veterinários tratam exclusivamente cavalos. Outros tratam uma combinação de espécies. Alguns Veterinários limitam sua prática ao cuidado de animais de fazenda e aconselham os donos sobre a produção de medicamentos e protegem o suprimento de alimentos de nosso país, da fazenda à mesa.

Veterinários de pesquisa empregados em universidades, faculdades, agências governamentais ou na indústria estão encontrando novas maneiras de diagnosticar, tratar e prevenir distúrbios de saúde animal e humana. Esses Veterinários fizeram muitas contribuições importantes para a saúde humana. Por exemplo, os Veterinários fizeram descobertas que ajudaram a controlar a malária e a febre amarela, solucionaram o mistério do botulismo, produziram um anticoagulante usado para tratar algumas pessoas com doenças cardíacas e identificaram a causa da infecção pelo vírus do Nilo Ocidental. Eles também desenvolveram e refinaram técnicas como membros artificiais permanentes e novos tratamentos para doenças articulares e ossos quebrados.

Veterinários também são empregados em bem-estar animal, medicina zoológica, medicina de animais aquáticos, medicina de abrigo de animal, medicina esportiva, atividade assistida por animal e programas de terapia e medicina de vida selvagem. Existem Veterinários envolvidos em governos locais, estaduais e federais, trabalhando com legisladores para moldar leis que protegem a saúde, o bem-estar de animais e pessoas.

Veterinários servem como epidemiologistas em agências municipais, estaduais e federais investigando surtos de doenças animais e humanas, como doenças de origem alimentar, gripe e raiva. Eles ajudam a garantir a segurança das fábricas de processamento de alimentos, restaurantes e suprimentos de água.

Amigo Médico Veterinário, você é muita coisa! 

Valorize-se!!

Comunidade Vetsign
Marcio Mota
Marcio Mota Seguir

CEO e Diretor Clinico da Clinica Veterinária Cão de Mel, Presidente da FEVERESP (Federação das Entidades Veterinárias Regionais de SP), Vice-Presidente da Associação dos Médicos Veterinários do Grande ABC e membro da Comissão das Entidades do CRMV-SP

Ler matéria completa
Indicados para você