[ editar artigo]

UX Writing: a voz do usuário

UX Writing: a voz do usuário

Se você trabalha com marketing, provavelmente já deve ter ouvido sobre a importância da experiência do usuário nas suas estratégias.

Porém, o que se observa por aí é bem diferente, não é verdade?

No mundo real, funciona mais ou menos assim:

Além de pensar em user experience aplicada somente a estratégias pontuais, que tal também lançarmos o olhar sobre esse conceito em outras áreas e, principalmente, de forma mais integrada?

É nessa direção que a UX Writing aponta.

| Vou abordar no post:

  • O que é UX Writing
  • O desafio da UX Writing
  • Como escrever com o tom de voz do usuário

O que é UX Writing

Entender as necessidades do usuário não é mais o suficiente. Já sabemos o quão importante é conhecermos o nosso público-alvo, desde aspectos demográficos até os mais subjetivos, como suas expectativas e preocupações. 

Para a escrita funcionar (e gerar ação) nas estratégias de marketing, além de precisar estar adaptada ao contexto do leitor, ela deve entregar valor.

E o que é valor?

Gerar valor não está relacionado apenas com o conceito da sua marca. É como você envolve seu usuário, como você conversa com ele, e é disso que se trata a UX Writing

Frequentemente associada a softwares e aplicativos, falamos muito em “usuário” quando o assunto é UX  Writing, mas podemos adaptar seus princípios para diversos formatos de conteúdo.

Assim, a escrita pode ser pensada além da sua simples funcionalidade, desde as mídias sociais até o pós-venda.

O desafio da UX Writing

A principal tarefa é compreender o tom de voz do seu público e através da escrita, facilitar a jornada do consumidor.

Portanto, podemos considerar que a escolha de palavras deve ser focada em três fatores: aproximar o usuário do seu objetivo, entender suas motivações e apresentar as ideias da forma mais clara possível.

Nesse contexto, podemos citar um exemplo de problema bastante comum no marketing: “Tenho alto abandono de carrinho no meu site, o que estou fazendo de errado? “

Talvez o erro esteja nas palavras.

Como escrever com o tom de voz do usuário

Fazer testes e analisar resultados quantitativos é uma das bases para gerar boas experiências através da escrita, principalmente em aplicativos e e-commerce.

Voltando ao exemplo anterior, quando um consumidor está prestes a fechar uma compra online, há diversas maneiras de informar o preço e as opções de pagamento.

Para explicar melhor, este artigo do UX Collective sobre boas práticas de copywriting apresenta duas opções de Call to Action: “Compre agora” e “Quero comprar agora”.

Nele, o autor argumenta que a decisão por comprar é do usuário, portanto, a escrita na primeira pessoa facilitaria a concepção do consumidor.

Por isso que conteúdo e experiência são indivisíveis e a escrita deve ser considerada como parte da experiência do usuário.

As palavras são tão importantes quanto interfaces amigáveis, arquitetura de informações -e claro, devem estar de acordo com a personalidade da marca.

Na dúvida, sempre opte pela praticidade, e não esqueça: para interação ser fluída, ela deve exigir o mínimo de esforço para compreensão da mensagem.

Nesse sentido, uma das diretrizes da UX Writing é pensar sobre a informação transmitida através da palavra.

Por fim, o fundamento principal é simples: informar mais com menos. 

Comunidade Vetsign
Paulo Sabbanelli
Paulo Sabbanelli Seguir

Sólida experiência em Marketing Digital com amplo conhecimento em tecnologias para internet. Atuação na indústria e comércio (importação e indústria náutica), assessoria de imprensa, agência de comunicação Integrada, e-commerce e setor imobiliário.

Ler matéria completa
Indicados para você