[ editar artigo]

Ações práticas em um estabelecimento pet...por onde começar?

Ações práticas em um estabelecimento pet...por onde começar?

 

 

 

Encontro muitos veterinários e lojistas pelos cursos e workshops que dou pelo país e eles sempre comentam comigo sobre os mais diversos problemas encontrados dentro de seus estabelecimentos, sobre as dificuldades que o setor encontra e sobre os desafios que é ser empreendedor e empresário no Brasil dos impostos; mas um ponto em comum é citado seja pelo colega do sul do Brasil ou seja pelo lojista do centro-oeste: a questão da rotina dentro de seus estabelecimentos pet.

Eles simplesmente não sabem definir de forma clara o que fazem dentro de seus estabelecimentos, quem são as pessoas delegadas para determinadas tarefas e como é feito essa delegação e o posterior controle das ações que foram delegadas.

É muito complicado questionar a rotina quando não sabemos ao certo o que devemos fazer, como fazer e em que frequência deve ser feito todo e qualquer ato dentro de nossos estabelecimentos não é mesmo?

Pois rotina é método... é repetição..é padronização ... é saber onde ir e o que fazer...na hora certa!

Mas como pensar em método se eu não visualizei, planejei ou planifiquei o que deve ser feito dentro de meu estabelecimento?

Para começar a arrumar a casa eu tenho sugerido aos meus alunos a criação de um Memorial Descritivo de Tarefas ( MDT) que deve ser considerado a partir daquele momento como uma ferramenta prática muito importante dentro da empresa.

Essa ferramenta é capaz de reduzir os problemas operacionais , problemas de relacionamento dentro da equipe de trabalho e problemas estratégicos dentro do bom funcionamento da empresa.

O MDT é a definição, por escrito, da área de atuação com as referidas atividades descritas detalhadamente e que deve ser usada no momento de contratação dos funcionários até durante o processo de treinamento e porteriormente no dia a dia dentro do estabelecimento.

É como se deixássemos bem claras as regras do jogo e perguntássemos:

“ Está disposto a jogar e seguir as regras ou prefere deixar o time?”

Com as regras definidas é ainda mais fácil adequar os possíveis candidatos em uma seleção pois as habilidades e competências estarão claramente definidas e assim o “encaixe, adaptação,escolha” poderão ser feitos, reduzindo os riscos de uma contratação equivocada.

Estabelecer diversos MDT’s no seu estabelecimento pet é o passo básico para o treinamento efetivo de seus funcionários que passam a ter nas mãos um roteiro a ser seguido etapa por etapa, norteando e regulando as suas ações e atividades dentro da empresa; servindo ainda como um controle por parte dos gestores quepodem cobrar, de forma clara e fundamentada, o cumprimento das etapas que estão definidas no texto do MDT.

Defina MDT’s por setor: loja, banho e tosa, veterinária, limpeza,estoque,canil etc...

Por outro lado é importante deixar claro que o MDT deve ser usado também como peça chave no processo de treinamento contínuo de sua equipe pet e não apenas como controle, pois o acompanhamento das etapas ali descritas sempre deve ser feito com uma supervisão baseada na orientação e educação dos funcionários, mesmo os mais antigos.

Sugiro que o MDT seja escrito de forma simples e objetiva pois ele será usado pelos funcionários que precisam cumprir o que está ali determinado, mesmo que um supervisor ou gerente não esteja presente ( ou mesmo o Responsável Técnico que tem a função de orientar os funcionários e também fará muito uso do MDT) e ele tenha que cumprir as suas tarefas.

O MDT precisa ser passar a ser visto como parte da estrutura operacional e administrativa dos estabelecimentos pet, sejam eles clínicas veterinárias, petshops, agropecuárias ou centros de estética, pois ele é a essência do método e da organização que são condições imprescindíveis nas empresas pet que precisam competir no cenário atual.

Comunidade Vetsign
Dr. Sergio Lobato
Dr. Sergio Lobato Seguir

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pós Graduado em Marketing e Estratégia pela Universidade Estácio de Sá, Colunista em Revistas e Blogs. Autor da Manual de Responsabilidade Técnica para Clínicas e Petshops

Ler matéria completa
Indicados para você